Veja como chegamos até aqui, navegando em nossa linha do tempo.
2016+2017
Em 2016, um grupo de praticantes de CSA(1), decidiu encarar de frente o fato de que não estava sendo óbvio encontrar um agricultor que conseguisse cultivar alimentos em quantidade e variedade suficiente para entregar cestas semanais que garantissem segurança alimentar e nutricional.
Dessa coragem, nasceu uma nova maneira de tecerem seus acordos com os agricultores.
(1) CSA é uma abreviação de community supported agriculture. Para saber mais sobre a CSA citada no texto, acesse www.csasp.info.
2017+2018
Em 2017, eles tiverem que aceitar o fato de que era recorrente que os produtores apresentassem estimativas de produção com erros na ordem de 60%.
Frente a essa realidade, um dos membros do grupo assumiu o compromisso de atuar como facilitador de processos de aprendizagem além de se manter no papel de coprodutor.
Esse compromisso garantiu que o grupo se sentisse seguro para apoiar jovens agricultores e, desse modo, além de se aproximar de temas relacionados à quebra de sucessão no campo, o grupo também se aproximou de temas como: a agricultura urbana, a cultura quilombola, o manejo de abelhas para produção de mel e a produção de cogumelos em estufas não climatizadas artificialmente.
2018+2019
Em 2018, o grupo se abriu para a ideia de pulsar compras coletivas pontuais como forma de atingir um objetivo triplo:
1. ter acesso a uma maior variedade de alimentos;
2. tecer relações com grupos que se dedicam à comercialização de alimentos provenientes da agricultura de base ecológica;
3. destinar parte da arrecadação com a comercialização de alimentos para subsidiar a facilitação do Percurso do agricultor(2).
Tudo isso, acontecendo em paralelo a agenda deles como uma comunidade de apoio à agricultura.
(2) O Percurso do agricultor é um programa desenvolvido e mantido pela CSA SP junto a produtores que demonstram interesse em compor uma rede de apoio mútuo, por meio de uma dinâmica de aprendizagem de comunidade conhecida como CSA. Para mais informações, acesse: http://csasp.info/csa-sp/acolhimento-de-produtores/.
2019+2020
Em 2019, deu-se início a formação da Milpa.
Logo voltamos aqui para publicar nossa prestação de contas relacionada ao primeiro biênio (2020+2021).